Participação no projeto Rumos do Brasil

Saiba Mais sobre o projeto


Série audiovisual do Aos Fatos, Ora da Verdade vence Prêmio EBC de Combate à Desinformação

Leia na íntegra

“O desafio era grande, mas, com a minha experiência destrinchando as narrativas políticas e estéticas do cinema e da cultura pop e os métodos, dados e expertise da equipe dos Aos Fatos, conseguimos trazer informações tridimensionais e acessíveis sobre conceitos difíceis, como infodemia e pânico moral”, afirma Thiago Guimarães.


Entrevista para o Brasil de Fato

Leia na íntegra

A lógica do conteúdo digital impacta a forma como consumimos cultura, e como ela é produzida, diz Guimarães. Para ele, vivemos um tempo de mercantilização do pensamento, no qual tudo é embalado e publicado sob a mesma etiqueta: “conteúdo”. “Tudo vai sendo aglutinado nessa palavra que serve para tudo, que é ‘conteúdo’. As coisas não têm mais os seus devidos pesos. Tudo está nessa disputa por atenção”, avalia.


Expocine 2024 com Aline Diniz, do Entre Migas; Antoine Clauzel, diretor do AdoroCinema; Igor Kupstas, diretor da O2 Play; Thiago Guimarães, produtor de conteúdo do canal Ora Thiago; e Camila Pacheco, diretora executiva de marketing da Sony Pictures.

Leia na íntegra

"O interesse pelo cinema pode existir se a gente tiver acesso às pessoas, se der opções para as pessoas assistirem”, disse Thiago. Além disso, lembrou que acesso não é apenas ao que está sendo lançado de inédito, mas também a conteúdos do passado, que muitas vezes não foram restaurados, não estão acessíveis em nenhuma plataforma, gratuita ou não, e faz o público apelar à pirataria para consumir.


Revista Híbrida: Por trás das conexões e inquietações de Thiago Guimarães, o ORATHIAGO

Leia na íntegra

“Tenho mais inquietações políticas, então presto muito mais atenção nas reflexões do tipo ‘por que que esse filme ou essa série tiveram um impacto maior ou menor? Será que tem algo no imaginário coletivo, uma narrativa que a gente pode investigar de onde vem?’”, explica, revelando que tem até “uma crise de identidade” para saber se seu trabalho pode ser descrito como “nichado” no universo da cultura pop.

Agende agora uma palestra, workshop
ou aula comigo!